Mercado do Católico

Devoção à Nossa Senhora da Divina Providência – 11 de novembro

Devoção à Nossa Senhora da Divina Providência

Esse título de Nossa Senhora é invocado desde o século XII, na Itália, com referência às Bodas de Caná, onde a Virgem Maria intercede por um casal de noivos que na festa de seu casamento, fica sem vinho. Jesus, a pedido da Mãe, interfere e realiza seu primeiro milagre público, transformando a água em vinho.

No entanto, apesar de existir, só se tornou popular no século XVIII. Essa popularização começou com um afresco que foi quebrado durante a demolição de um mosteiro na Praça Colonna, em Roma, realizado para a posterior construção de uma Igreja dedicada a São Carlos.

O afresco estava encrustado numa das paredes do mosteiro e causou grande tristeza para os religiosos e para o arquiteto responsável pela obra, que fez questão de indenizar, doando outro quadro representando a Virgem Maria com um menino nos braços.

 

A construção da Igreja

A obra da igreja conseguiu ser concluída no tempo previsto apesar da falta de recursos. Os monges atribuíram isso à intercessão de Nossa Senhora, a quem eles rezaram durante todo o tempo das obras. Uma réplica do quadro foi colocada, num lugar mais visível e passou a ser identificado como Nossa Senhora da Divina Providência, e começou a atrair diversos peregrinos.

Os padres barnabitas resolveram, então, transformar o pequeno lugar em uma capela maior. Foi criado um grupo de devotos chamado de Arquiconfraria e no ano de 1888 houve a coroação da imagem, o que oficializou a devoção à Nossa Senhora da Divina Providência.

 

O significado de Providência Divina

O termo Providência está ligado diretamente às ações de Deus, que nunca nos abandona e sempre cuida de nós providenciando tudo o que é necessário para nossa vida, usando meios que não conseguimos nem imaginar.

 

Nossa Senhora da Divina Providência, rogai por nós!

Acompanhe o site do Vaticano!

Carrinho de compras