Mercado do Católico

Devoção à São Rafael Arcanjo - 1

Devoção à São Rafael Arcanjo – 29 de setembro

Devoção à São Rafael Arcanjo – São Rafael é um dos três arcanjos citados na bíblia. Esse Arcanjo revela que ele é “um dos sete anjos santos que assistem diante da claridade do Senhor e estão em Sua presença” (Tb 12,15). O nome “Rafael” significa “Deus cura”.

São Rafael nos é apresentado, sobretudo, no Livro de Tobias, no qual se operam duas curas significativas pela sua intercessão: a restauração de duas pessoas, uma em sua dimensão física e a outra em sua dimensão espiritual… a cura física da cegueira de Tobit e a cura espiritual de Sara que era atormentada por um demônio que matava seus maridos durante a noite de núpcias.

A ação do Arcanjo São Rafael

A Sagrada Escritura nos conta que Tobit, homem honrado, piedoso e temente a Deus, ficou cego, e devido a essa enfermidade não podia mais trabalhar; então, lembrou-se de um dinheiro que tinha depositado com Gabael, em Rages, cidade da Média, vinte anos antes (cf. Tb 5,4). Ele contou o fato ao filho Tobias e o enviou a essa cidade para receber o dinheiro (cf. Tb 4, 1ss). Contudo, Tobias, que morava em Nínive, na Assíria, por não conhecer o caminho (cf. Tb 1, 10) até a Média, entrou em comum acordo com seu pai, para procurarem alguém de confiança que lhe indicasse o caminho. Encontrou Rafael e acertou os detalhes da viagem com ele, mas sem saber que este era um anjo (cf. Tb 5,4).

Durante a viagem, os dois acamparam às margens do Rio Tigre e capturam um peixe que lhes serviu de alimento para aquela noite. Rafael pediu a Tobias que guardasse o fel, o coração e o fígado do peixe, para que essas substâncias servissem de remédio (cf. Tb 6,5-9).

Ao entrarem na Média, São Rafael conduz o filho de Tobit antes à cidade de Ecbátana, para encontrar Raguel e a sua filha Sara, ambos familiares do jovem, pois, segundo a tradição da época, Tobias teria o direito de se casar com Sara por ser o parente mais próximo dela. No entanto, Tobias questionou o arcanjo: “Ouvi dizer que ela já foi dada em casamento a sete homens, e todos morreram de noite. […] Quando estavam para se aproximar dela, morriam” (Tb 6,14).

Rafael o tranquiliza, mandando-o queimar sobre as brasas do incenso o fígado e o coração do peixe, para que o cheiro afugentasse o demônio que matava os maridos da moça (cf. Tb 6, 17-22).

A Tradição

São Rafael foi o único anjo que que assumiu a forma humana e habitou entre nós. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado também o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

São Rafael Arcanjo é o portador da virtude da cura, do dom da transformação, da beleza curativa que é sua função no mundo. Conduz a humanidade ensinando-lhe o caminho da defesa contra os males físicos e espirituais que a possa ameaçar. Motivo que o tornou padroeiro dos sacerdotes e dos médicos, embora não deixem de pedir-lhe amparo os viajantes, soldados e escoteiros. Pleno de misericórdia, suas virtudes espirituais estão sempre direcionadas para hospitais, instituições e lares, onde esses dons são necessários.

Entretanto ele tem um especial cuidado com os peregrinos, mas não só os que viajam, também aqueles que estão em peregrinação rumo a Deus. São Rafael Arcanjo protege-os e guia pelo caminho reto e seguro da vida, que é a Paixão de Cristo, onde encontramos a verdadeira felicidade e salvação eterna, cura completa do corpo e da alma. A Igreja celebrava-o, especialmente, no dia 24 de outubro. Desde 1969, sua festa passou para 29 de setembro, mas os devotos de todo o mundo veneram-no todos os dias, durante suas orações.

São Rafael, rogai por nós!

Acompanhe o site do Vaticano!

Carrinho de compras